Produtos Blog

Diretrizes para utilização do LABScan 3D

Mais uma vez, priorizando nosso relacionamento e nossa excelência no atendimento, buscamos de maneira rápida e eficaz, repassar algumas diretrizes do LABScan 3D que irão facilitar sua rotina laboratorial.

Calibração Semanal e Verificação Diária

A funcionalidade do equipamento depende da realização adequada da calibração. Sua realização semanal e verificação diária são de suma importância para a precisão dos resultados:

  • Verificar sempre os parâmetros de temperatura e pressão no processo de calibração/verificação. Possíveis variações podem gerar intercorrências durante a corrida: desconexão, falha de leitura, variação na contagem, interrupção da corrida com mensagem de erro de temperatura e pressão.
  • Os logs de calibração e verificação deverão ser sempre confirmados cada vez houver uma intercorrência. Todo atendimento será realizado somente quando a rotina de calibração e verificação estiver atualizada.
  • A verificação do sheath fluid deve ser semanal e é obrigatório o uso do filtro submerso no galão.
  • O sheath fluid deve ser sempre examinado para o controle da coloração (se não está alterada), turbidez e presença de precipitado. Qualquer alteração, entrar em contato através do e-mail suporte@biometrix.com.br e não utilize o sheath fluid alterado.
  • Respeite a validade do sheath fluid.
  • A probe deve ser ajustada toda vez que um novo lote do modelo vigente ou nova remessa de placa ELISA for recebido.

Rotina de inicialização e finalização

Inicialização do sistema

  1. Na aba Maintenance, selecione a aba Cmds & Routines no lado esquerdo, em seguida, no menu Routine Name, selecione Daily Instrument Startup (Luminex). Figura abaixo:

  1. Conforme indicado na tela, preencha o reservatório com álcool 70% e água destilada.

Finalização do sistema

  1. Após cada corrida, se o equipamento não for utilizado imediatamente, realizar uma lavagem (Fluidics). Após a última corrida do dia, realizar o shutdown em até uma hora após a finalização da leitura. É imprescindível deixar a probe limpa e sem resquícios de beads, pois ela pode ficar obstruída e gerar erros de pressão.
  2. A probe deve ser retirada e limpa uma vez por semana (sonicador ou seringa, checar passo a passo).

Desligar o LABScan 3D

  1. Na aba Maintenance, selecione a aba Auto Maint.
  2. Selecione a opção System Shutdown.
  3. Ejete a gavetinha e preencha os reservatórios corretos com hipoclorito e água destilada.

  1. Clique em Retract
  2.  Depois clique em Run na parte inferior direita da tela.

  1. Uma vez que a finalização do sistema esteja completa, encerre o software e desligue o aparelho LABScan 3D através do interruptor localizado na parte inferior do lado direito da máquina.

Cuidados com o computador

  • O computador não pode ser conectado à Internet, somente para o acesso remoto pelo Departamento Técnico. Se o computador for utilizado para outros fins, a Biometrix não se responsabilizará por problemas provenientes de uso indevido.
  • O computador é configurado pelo Departamento Técnico para desabilitar todas as atualizações automáticas. Esta configuração não deve ser alterada e nenhum programa deve ser instalado (antivírus, firewall, etc).
  • O pendrive utilizado no computador deve ser utilizado exclusivamente para este fim e deve ser escaneado com antivírus periodicamente.
  • O backup periódico dos dados de leitura é responsabilidade do laboratório, e a periodicidade deve ser avaliada de acordo com a rotina do laboratório.

Condições ambientais

  • A sala deve ser mantida constantemente entre 20 a 22°C. O equipamento possui uma tolerância de ±5°C. A umidade relativa deve ser entre 20% a 80%.
  • Estas diretrizes devem ser seguidas rigorosamente de acordo com o fabricante, e qualquer indicativo de problemas ocasionados pelo descumprimento destes itens acarretará em corretivas arcadas pelo cliente.

Troubeshooting

  • Filtro submerso: deve ser limpo sempre que houver erro de pressão no equipamento ou contaminação no sheath fluid. A limpeza deve ser realizada no sonicador com etanol ou com hipoclorito/etanol com a seringa (checar passo a passo).
  • Probe: deve ser retirada e lavada por sonicação ou com seringa sempre que houver erro de pressão no equipamento ou baixa contagem.
  • Stringent clean com NaOH 0.1N: a lavagem stringent clean com hidróxido de sódio 0.1N deve ser realizada sempre que o procedimento de calibração ou verificação falhar.