Nascido em Porto Alegre, Dr. Neumann construiu uma jornada marcada por pioneirismo, ciência e dedicação.
Em 1983, cruzou fronteiras para estudar no renomado Hutchinson Institute, em Seattle, sob orientação do Dr. Donald Thomas, futuro ganhador do Prêmio Nobel de Medicina.
No mesmo ano, retornou a Porto Alegre para abrir, em conjunto com seu amigo e colega, Dr. Jorge Kalil, o Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (InCor-USP), referência nacional até os dias de hoje.
Desde então, Dr. Neumann tem sido referência na construção do que hoje conhecemos como medicina de precisão para transplantes. Foi fundador da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), em 1986, além de ter introduzido tecnologias inéditas no país, como a citometria de fluxo, instalada pela primeira vez na Santa Casa de Porto Alegre sob sua liderança.
Ao longo de sua trajetória, também atuou na criação de centros fundamentais como o Banco de Pele nacional, que hoje abastece unidades de queimados em todo o Brasil.
Com mais de 150 artigos publicados e mais de 1.300 citações científicas, Dr. Neumann é também membro de instituições como a Transplantation Society, a Sociedade Americana de Histocompatibilidade e a Federação Europeia de Imunogenética.